O mercado de podcast no Spotify se tornou uma grande potência financeira para os criadores de conteúdo.
O Spotify revelou recentemente que, no primeiro trimestre de 2025, foram pagos US$ 100 milhões (cerca de R$ 574 milhões no câmbio atual) para os seus podcasters.
“Pela primeira vez, estamos revelando que o Spotify pagou mais de US$ 100 milhões a editores de podcast e podcasters em todo o mundo somente no primeiro trimestre de 2025”, anunciou o Spotify em uma postagem em seu blog.
Esse montante se refere à receitas de anúncios e pagamentos do recém-lançado programa de parceiros da plataforma digital.
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Houveram dois períodos de crescimento destes pagamentos: 23% em fevereiro e 29% em março.
O novo programa de parceiros da plataforma gerou um aumento de 28% no número de podcasts de vídeos mensais ativos em seu serviço.
Spotify: empresa pagou US$ 10 bilhões à indústria musical
Contudo, apesar do expressivo – e milionário – pagamento do Spotify aos seus podcasters, os pagamentos de royalties para música na plataforma ainda é muito maior.
A empresa pagou US$ 10 bilhões (cerca de R$ 57 bilhões) à indústria musical em 2024, correspondendo à uma média de US$ 2,5 bilhões por trimestre – o mesmo período de pagamento dos criadores de podcast.
