Mercado

Warner renova licenciamento de catálogo com Spotify e Amazon

A Warner Music Group, uma das maiores empresas musicais do planeta e proprietária de lendários selos como a Atlantic Records, Parlophone Records, Reprise Records, Warner Records e Elektra Records, renovou seus acordos de licenciamentos de seu catálogo musical com as plataformas de streaming Spotify e Amazon.

O foco da renovação de licenciamento com as referidas plataformas digitais é aumentar sua presença na indústria musical.

“Nossos objetivos são claros: aumentar nossa fatia do bolo, ou seja, participação de mercado; aumentar o bolo em si aumentando o valor da música; e nos tornar mais eficientes, proporcionando maior fluxo de caixa, tanto para reinvestimento quanto para retorno aos acionistas”, explicou Robert Kyncl, CEO da Warner Music Group, durante uma teleconferência sobre os lucros trimestrais da empresa.

Além disso, Kyncl também informou que a Warner Music adquiriu uma participação controladora na empresa de catálogos musicais Tempo Music e estima-se que a operação tenha custado US$ 450 milhões (algo em torno de R$ 2,6 bilhões no câmbio atual).

 

Matérias mais lidas:

Polyvox revisita os anos 1980 e anuncia relançamento de toca-discos de vinil

É possível gravar seus discos de vinil em casa. Entenda

Roger Waters celebra 50 anos de “The Dark Side Of The Moon” em vinil duplo

 

 

A Tempo Music é a casa discográfica de artistas como Tyler Joseph (do Twenty One Pilots), Wiz Khalifa, Jonas Brothers e Korn.

As renovações de contratos da WMG também incluíram novos acordos com a Warner Chappell nos EUA, o braço de publicação da empresa.

“Ter mais controle sobre o catálogo e, obviamente, sobre a propriedade, é sempre o melhor porque você pode se concentrar em todos os tipos de expansões de direitos, estratégias de monetização de direitos que talvez não consiga se não tiver controle total, pois precisa obter permissão”, disse Kyncl aos analistas presentes na conferência da Warner.

Warner Music: “Ter mais controle sobre o catálogo e, obviamente, sobre a propriedade, é sempre o melhor”, diz executivo.

Entre as estratégias da Warner Music para 2025, está a criação da área de Superfãs, a qual Kyncl observa que ainda é um “campo verde” na indústria. Ou seja, pouco explorada.

“É uma área que não foi descoberta, o que é uma coisa boa, certo? É um campo verde para todos”, observa Robert Kyncl. “O que sabemos é que há muitas pessoas… [que são] extremamente apaixonadas por um certo número de artistas, e estão dispostas a gastar muito dinheiro para participar de experiências presenciais, comprar mercadorias, comprar todos os tipos de experiências e interagir com os artistas. Então sabemos que o engajamento está lá.”

A Warner Music já havia anunciado planos para desenvolver o seu próprio aplicativo para “conectar os artistas de seu catálogo com os superfãs” , mas este assunto não foi colocado à mesa durante a conferência, como o cronograma de lançamento do programa.

A Warner Music Group é uma das Big Four da indústria musical global na atualidade, ao lado da Universal Music, Sony Music Entertainment e BMG.

Marcelo de Assis

Recent Posts

‘Parachutes’, o álbum que lançou o Coldplay ao mundo ganha edição em vinil

Disco transparente feito com plástico reciclado celebra o trabalho de estreia da banda britânica com…

54 minutos ago

Elton John: ‘Made in England’, de 1995, ganha relançamento em vinil

Uma viagem musical refinada e emocional do astro britânico que revelou os sucessos 'Believe', 'Made…

21 horas ago

Vangelis e a redescoberta de um épico em vinil: ‘1492 – Conquest of Paradise’

Trilha sonora do clássico de Ridley Scott retorna em edição especial com faixas bônus, nova…

22 horas ago

Trilha sonora de ‘Titanic’ ganha edição especial em vinil duplo amarelo

Edição limitada celebra a grandiosidade emocional do clássico de James Cameron com encarte especial, pôster…

23 horas ago

Billy Idol anuncia o relançamento de três álbuns dos anos 1980 em vinil

Edições limitadas de 'Don’t Stop', 'Whiplash Smile' e 'Charmed Life' chegam em prensagens coloridas e…

24 horas ago

Simple Minds relança ‘Once Upon a Time’ em vinil vermelho

Edição comemorativa de 40 anos celebra o legado de um dos álbuns mais icônicos dos…

1 dia ago