SIGA O VINEWS NAS REDES

O que você está procurando?

Mercado

Universal Music move ação contra Believe e TuneCore por infração em ‘escala industrial’

Queixa foi apresentada em um tribunal distrital dos EUA

Universal Music move ação contra Believe e TuneCore por infração em ‘escala industrial’
Foto: Reprodução / X

A Universal Music Group está processando as plataformas Believe e TuneCore por violação dos direitos autorais em escala industrial. A ação foi apresentada no Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito Sul de Nova York.

A queixa é assinada pela Universal Music Group e suas subsidiárias, Capitol Records, ABKCO Music & Records e a Concord Music Group.

Universal Music move ação contra Believe e TuneCore por infração em ‘escala industrial’

Foto: Reprodução

“A lista de clientes da Believe está lotada de “artistas” fraudulentos e gravadoras piratas que dependem da Believe e de sua rede de distribuição para disseminar cópias infratoras de gravações sonoras populares por todo o ecossistema da música digital”, afirma um trecho do processo movido pela UMG.

A documentação que revela a denúncia da Universal Music contra a Believe apresenta alguns recibos, citando uma série de artistas distribuídos pela Believe com nomes que são “variações menores”.

E continua: “Por exemplo, a Believe distribuiu faixas infratoras de infratores que se autodenominam ‘Kendrik Laamar’ (uma referência a Kendrick Lamar), ‘Arriana Gramde’ (Ariana Grande); ‘Jutin Biber’ (Justin Bieber) e ‘Llady Gaga’ (Lady Gaga)”.

 

Matérias mais lidas:

Polyvox revisita os anos 1980 e anuncia relançamento de toca-discos de vinil

É possível gravar seus discos de vinil em casa. Entenda

Roger Waters celebra 50 anos de “The Dark Side Of The Moon” em vinil duplo

 

 

Ainda no processo, a Universal Music aponta a Believe sobre “versões abertamente violadas de faixas originais de artistas famosos com notações de que elas são ‘aceleradas’ ou ‘remixadas’”. Também há uma alegação de que a Believe abusou do sistema ContentID do YouTube “para afirmar a propriedade de direitos autorais em várias gravações dos demandantes, desviando ou atrasando o pagamento de royalties devidamente devidos aos demandantes”.

Universal Music pede indenização milionária na justiça americana

Ao todo, as reclamantes Universal Music, ABKCO Music & Records e a Concord Music Group estão pedindo uma indenização de pelo menos US$ 500 milhões (cerca de R$ 2,8 bilhões no câmbio atual).

Um porta-voz da Universal Music Group se manifestou publicamente, dizendo que “a Believe é ​​uma empresa construída com base em violação de direitos autorais em escala industrial. Suas práticas ilegais não se limitam a trapacear artistas de grandes gravadoras, mas também artistas de gravadoras independentes — incluindo artistas de gravadoras independentes dentro de órgãos comerciais dos quais a Believe é ​​membro”.

E concluíram: “Não é de se espantar que a Believe tenha se manifestado abertamente contra os princípios da reforma do streaming que tantas gravadoras grandes e independentes têm defendido. Por quê? Porque tais reformas minariam e exporiam seu sistema de construção de escala e presença de mercado distribuindo músicas sobre as quais não têm direitos e coletando royalties ilegalmente para enriquecer a si mesmas e a seus co-conspiradores.”

Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Tecnologia

Levanta a mão quem nunca teve uma marca que desperta aquela lembrança afetiva da infância, adolescência ou até mesmo da vida adulta, mas que...

Tecnologia

Estamos na onda do retorno do mais clássico formato da indústria musical, o vinil. E com isso, até as novas gerações passaram a se...

Lançamentos

Para comemorar o 50º aniversário do clássico álbum The Dark Side Of The Moon do Pink Floyd, o lendário músico britânico Roger Waters lança...

Mercado

O formato vinil voltou com tudo e ganha cada vez mais força! A RIAA (Recording Industry Association of America) informou que a receita de...