Foto: Universal Music
Apresentado no início de setembro de 2022, o Clube do Vinil está celebrando um ano de existência. E, para comemorar em grande estilo, a novidade do mês é o antológico álbum Refestança, registro da festiva reunião dos geniais artistas Rita Lee e Gilberto Gil, que será apresentado em vinil amarelo.
Em 1977, Rita e seu compadre Gil fizeram o show homônimo, que passou por várias capitais brasileiras e resultou em um LP gravado ao vivo. Gil já havia lançado os discos Refazenda, em 1975, e Refavela, no início de 1977, e definiu assim o novo trabalho com a paulistana: “Refestança é um lugar. Em que se cantando dá. Em que se dançando dá. Em que se plantando… só bananeira”. Naqueles tempos nebulosos, o negócio era dançar (e cantar) pra não dançar.
Foto: Universal Music
O repertório traz Refestança, então inédita parceria da dupla, sucessos individuais de cada um deles e de outros artistas, mais o presente de Rita para Gil, a canção Jiló. A bela interpretação de Gil para Ovelha Negra, e a explosiva versão de Rita para Back in Bahia são pontos altos do álbum.
Além da faixa-título, eles também cantam juntos Odara, Domingo no Parque (revivendo a histórica parceria surgida no III Festival da Record, em 1967) e É Proibido Fumar, ótima sacada dos compadres que haviam tido problemas com a polícia no ano anterior por porte de maconha.
Gil e Rita ainda apresentam De Leve, versão de Get Back dos Beatles, que viria a ser gravada por Lulu Santos no seu álbum de estreia, em 1982.
Curiosamente, duas canções de Refestança, Eu Só Quero Um Xodó, que aparecera no lado B do compacto lançado por Gil em 1973, e Arrombou a Festa, que fora incluída no lado A do compacto lançado por Rita Lee & Tutti Frutti em 1976, não fazem parte dos LPs de estúdio dos respectivos artistas.
Produzido por Guto Graça Mello, Refestança também eternizou o encontro das superbandas de Gilberto Gil, a Refavela – formada por Moacir Albuquerque (baixo), Perinho Santana (guitarra), Djalma Correia (percussão), Cidinho Teixeira (teclados), Carlos Alberto Charlegre (bateria) e Lúcia Turnbull (vocal) – e de Rita Lee, a Tutti Frutti – que era composta por Luís Sérgio Carlini (guitarra), Roberto de Carvalho (teclados), Lee Marcucci (baixo), Sérgio Della Monica (bateria), Wilson Pinto de Oliveira (vocal), e Naila ‘Scorpio’ Mello (percussão).
A curadoria do Clube do Vinil é feita por ninguém menos que o produtor, pesquisador e músico Charles Gavin (baterista dos Titãs) e os textos de todos os encartes dos álbuns são assinados pelo prestigiado crítico musical e jornalista Tárik de Souza, que relata detalhes e curiosidades sobre cada um dos discos.
A edição do ano passado apresentou o memorável álbum Nervos de Aço, sexto disco de estúdio de Paulinho da Viola, lançado em 1973, em vinil na cor azul, o disco Álibi, de Maria Bethânia; Sinal Fechado, de Chico Buarque; A Banda dos Contentes, de Erasmo Carlos, entre outros grandes lançamentos.
“Estamos celebrando o primeiro ano e o grande sucesso do Clube do Vinil, um projeto pelo qual temos muito carinho. A cada mês, fazemos os charmosos e desejados vinis dos nossos grandes artistas chegarem às casas de um número crescente de fãs. Uma experiência especial para eles e também um orgulho para nós”, diz Paulo Lima, presidente da companhia.
A Universal Music é detentora de um dos mais extensos catálogos da indústria fonográfica, incluindo os mais populares artistas e suas gravações realizadas nos últimos 100 anos.
Inspirados em catálogos de fitas magnéticas, os pôsteres exclusivos unem design vintage, papel de qualidade…
Remasterização de 2019 celebra turnê histórica com encarte exclusivo, arte icônica e raridades ao vivo…
'Lançamento especial em vinil e digital acompanha documentário da Apple TV+ e mergulha na jornada…
Quinto álbum de estúdio da estrela colombiana celebra suas raízes com colaborações marcantes, estética vibrante…
Reedições celebram a primeira década do lendário guitarrista britânico, com edições limitadas com acabamento de…
'Raul Seixas - 80 anos fora da lei' e 'Leno & Raul Seixas ao vivo…