1984 (For the Love of Big Brother) é o quarto álbum de estúdio do duo britânico Eurythmics, lançado em novembro de 1984 pela Virgin Records. O álbum foi criado como trilha sonora para o filme Nineteen Eighty-Four, uma adaptação do famoso romance de George Orwell.
A Virgin Films, produtora do filme Nineteen Eighty-Four, contratou o Eurythmics para compor a trilha sonora. No entanto, o diretor Michael Radford já havia encomendado uma trilha orquestral composta por Dominic Muldowney, e não aprovava a inclusão da música do Eurythmics.

Foto: Universal Music / Virgin Music
Como resultado, duas versões do filme foram lançadas: uma com a trilha do Eurythmics, e outra com a trilha orquestral.
O álbum apresenta uma sonoridade experimental, misturando synthpop com elementos de música tribal africana e influências de Kraftwerk. Muitas das faixas são instrumentais, e algumas letras foram inspiradas diretamente no texto do livro de Orwell. A faixa Sexcrime (Nineteen Eighty-Four) foi um dos maiores sucessos do álbum, especialmente na Europa, mas teve dificuldades nos EUA devido à sua temática.
Matérias mais lidas:
Polyvox revisita os anos 1980 e anuncia relançamento de toca-discos de vinil
É possível gravar seus discos de vinil em casa. Entenda
Roger Waters celebra 50 anos de “The Dark Side Of The Moon” em vinil duplo
Apesar da controvérsia, o álbum se tornou um marco na discografia do Eurythmics, sendo o último trabalho do duo dentro da fase eletrônica antes de migrar para um som mais R&B no álbum seguinte, Be Yourself Tonight (1985).
Agora, 1984 (For the Love of Big Brother) está disponível em uma edição especial em vinil amarelo pela Universal Music, via Virgin Records, pelo valor de US$ 38,99 (cerca de R$ 220 no câmbio atual – Taxas podem ser aplicáveis).
Confira o conteúdo completo de 1984 (For the Love of Big Brother) do Eurythmics:
I Did It Just the Same
Sexcrime (Nineteen Eighty-Four)
For the Love of Big Brother
Winston’s Diary
Greetings from a Dead Man
Julia
Doubleplusgood
Ministry of Love
Room 101
