A gravadora BMG revelou um importante crescimento em suas finanças, que resultou em 11,1% no primeiro semestre de 2024. A empresa é o primeiro player a revelar seus números mais recentes, como parte das finanças semestrais do grupo controlador Bertelsmann.
Nos primeiros seis meses deste ano, a BMG contabilizou £ 459 milhões (cerca de R$ 2,8 bilhões no câmbio atual). Em seu catálogo estão grandes nomes do pop e do entretenimento como New Kids On The Block, The Script, KT Tunstall e Cirque du Soleil.
A BMG também revelou um aumento de 20,3% em suas receitas digitais, resultantes de uma estratégia da empresa em mudar para a distribuição direta de sua música. Ao todo, o espólio digital da gravadora responde por 69% do faturamento total da BMG, um total de 3% a mais do que no ano passado.
É importante frisar que a BMG também investiu em £ 900 milhões (R$ 5,5 bilhões) na aquisição de catálogos musicais desde 2021.
Jasmina Zammit da BMG Brasil: “Os brasileiros são apaixonados por música”
Jasmina Zammit, diretora geral da gravadora BMG no Brasil, concedeu uma entrevista exclusiva a este que vos escreve onde falou sobre sua visão mediante ao mercado fonográfico brasileiro, bem como o crescimento da empresa discográfica na aquisição de novos artistas de seu cast e da administração de catálogos de nomes icônicos como os de Tina Turner, Mötley Crüe e ZZ Top.
A BMG – Bertelsmann Music Group – iniciou sua operação integral no Brasil em 2016, após a aquisição dos ativos da respeitada editora musical Basement Brasil.
Jasmina falou sobre a paixão dos brasileiros pela música: “O Brasil tem uma cultura tão rica e tantos grandes artistas – há tanta criatividade e tanta variedade de gêneros. Mas, assim como em qualquer outro lugar do mundo, as necessidades e expectativas dos artistas mudaram. Eles querem estar no banco do motorista. Eles querem liberdade artística; eles querem ser donos do seus masters e querem um parceiro que os trate com respeito e justiça de maneira transparente“.
E concluiu: “Os brasileiros são muito apaixonados por música, então o mercado é de grande relevância para o nosso elenco internacional. Espero que em breve possamos ver mais artistas internacionais em turnê pelo Brasil novamente”.
