Connect with us

O que você está procurando?

Mercado

Entenda porque a fita cassete está voltando

Entenda porque a fita cassete está voltando
Foto: Divulgação

A fita cassete foi um dos formatos de mídia musical mais populares do século XX, mas foi gradualmente substituída pelo CD (o famoso Compact Disc) e, mais recentemente, pelo streaming. No entanto, nos últimos anos, a fita cassete tem experimentado um ressurgimento, com vendas crescentes em todo o mundo.

Existem vários fatores que contribuem para o ressurgimento da fita cassete. Um fator é a nostalgia. Muitos adultos que cresceram nos anos 1980 e 1990 têm boas lembranças de ouvir música neste formato. Para eles, este formato clássico é um símbolo de uma época mais simples e despreocupada.

Outro fator é a singularidade da fita cassete: o seu som é totalmente diferente do som do CD ou do streaming. Alguns fãs de música preferem o som mais quente e analógico da fita cassete, com aquele famoso chiado peculiar do formato. Além disso, a fita cassete é um formato de mídia relativamente barato e acessível e isso a torna uma opção atraente para artistas independentes e gravadoras menores.

As fitas cassete estão reaquecendo o mercado brasileiro

No Brasil, as vendas de fitas cassete aumentaram 35% em 2023, em comparação com 2022. Artistas como Taylor Swift, Beyoncé, Adele e Harry Styles lançaram versões em fita cassete de seus álbuns mais recentes.

É difícil dizer se o ressurgimento da fita cassete será uma tendência duradoura. No entanto, é claro que o formato ainda tem um apelo significativo para muitos fãs de música.

Aqui apontamos algumas razões específicas pelas quais as pessoas estão voltando às fitas cassetes:

Nostalgia: Para muitas pessoas, as fitas cassetes evocam memórias felizes de sua infância ou adolescência. Elas podem trazer à tona lembranças de ouvir música com amigos, familiares ou em um carro.

Som único: O som da fita cassete é diferente do som do CD ou do streaming. Alguns fãs de música preferem o som mais quente e analógico da fita cassete.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Experiência física: As fitas cassetes são um objeto físico que você pode segurar e tocar. Elas podem ser uma forma mais agradável de ouvir música do que simplesmente clicar em um botão no streaming.

Deve-se considerar para este reaquecimento do formato no século atual, a produção de aparelhos como toca-vinis que estão sendo produzidos com deck para os cassetes.

O ressurgimento da fita cassete é uma prova de que a música ainda tem um apelo físico para as pessoas. Mesmo com todas as opções digitais disponíveis, ainda há algo especial em ouvir música nesse tipo de formato.

Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Tecnologia

Levanta a mão quem nunca teve uma marca que desperta aquela lembrança afetiva da infância, adolescência ou até mesmo da vida adulta, mas que...

Tecnologia

Estamos na onda do retorno do mais clássico formato da indústria musical, o vinil. E com isso, até as novas gerações passaram a se...

Lançamentos

Para comemorar o 50º aniversário do clássico álbum The Dark Side Of The Moon do Pink Floyd, o lendário músico britânico Roger Waters lança...

Mercado

O álbum clássico The Number Of The Beast, do Iron Maiden, que completou 40 anos no dia 22 de março deste ano, ganhou uma...